Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo: saiba como garantir esse direito
Orientar famílias sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA.
8/16/20252 min read


CIPTEA: Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo em Pernambuco
O que é a CIPTEA?
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi criada pela Lei Federal nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion), em consonância com o Decreto Estadual nº 54.159/2022.
O documento tem como finalidade facilitar o acesso aos direitos garantidos por lei às pessoas com TEA, como atendimento prioritário, gratuidades e meia-entrada.
A CIPTEA é destinada a pessoas diagnosticadas com os CID:
CID-10: F84
CID-11: 6A02
Como solicitar a CIPTEA em Pernambuco?
Para criar a sua primeira solicitação de carteira CIPTEA, deverá acessar o link https://cipteape.com.br/gestao/FormularioSolicitacao/Index e clicar na opção desejada.
A emissão da carteira ocorre em até 60 dias após a análise da documentação apresentada.
O requerente receberá um e-mail informando sobre a disponibilidade da carteira, que poderá ser retirada presencialmente ou enviada pelos Correios.
Retirada presencial
Para quem mora na Região Metropolitana do Recife, a retirada deve ser feita na:
📍 Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD)
Av. Conde da Boa Vista, nº 1410, 4º andar (Empresarial Palmira II), Recife/PE
🕗 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
É necessário apresentar documento de identificação do titular. Se for retirada por terceiros, também é exigida a apresentação do documento de quem fará a retirada.
Entrega pelos Correios
Para quem mora fora da RMR, a carteira será enviada ao endereço cadastrado.
Os Correios enviam código de rastreio por SMS.
Caso a entrega não seja concluída após 3 tentativas, o documento ficará disponível por 7 dias na agência mais próxima.
Validade e 2ª via
A CIPTEA tem validade de 5 anos.
Para solicitar a segunda via, basta seguir o mesmo procedimento da primeira solicitação e anexar o boletim de ocorrência em caso de perda, furto ou roubo.
Como acompanhar a solicitação?
O acompanhamento pode ser feito pelo site oficial:
🔗 Acompanhar status da CIPTEA
Basta informar o CPF do usuário da carteira ou o número do protocolo.
Contatos úteis
📞 Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão:
comissaopcd@oabpe.org.br
(81) 3424-1011 – Ramal da CDDPD
Precisa de apoio?
Se você ou seu familiar tiveram dificuldades para obter ou utilizar a CIPTEA, entre em contato com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) da OAB/PE.
Estamos à disposição para garantir a efetivação dos direitos das pessoas com TEA.