Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo: saiba como garantir esse direito

Orientar famílias sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA.

8/16/20252 min read

CIPTEA: Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo em Pernambuco

O que é a CIPTEA?

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi criada pela Lei Federal nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion), em consonância com o Decreto Estadual nº 54.159/2022.
O documento tem como finalidade facilitar o acesso aos direitos garantidos por lei às pessoas com TEA, como atendimento prioritário, gratuidades e meia-entrada.

A CIPTEA é destinada a pessoas diagnosticadas com os CID:

  • CID-10: F84

  • CID-11: 6A02

Como solicitar a CIPTEA em Pernambuco?

Para criar a sua primeira solicitação de carteira CIPTEA, deverá acessar o link https://cipteape.com.br/gestao/FormularioSolicitacao/Index e clicar na opção desejada.

A emissão da carteira ocorre em até 60 dias após a análise da documentação apresentada.
O requerente receberá um e-mail informando sobre a disponibilidade da carteira, que poderá ser retirada presencialmente ou enviada pelos Correios.

Retirada presencial

  • Para quem mora na Região Metropolitana do Recife, a retirada deve ser feita na:


    📍 Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD)
    Av. Conde da Boa Vista, nº 1410, 4º andar (Empresarial Palmira II), Recife/PE
    🕗 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

É necessário apresentar documento de identificação do titular. Se for retirada por terceiros, também é exigida a apresentação do documento de quem fará a retirada.

Entrega pelos Correios

  • Para quem mora fora da RMR, a carteira será enviada ao endereço cadastrado.

  • Os Correios enviam código de rastreio por SMS.

  • Caso a entrega não seja concluída após 3 tentativas, o documento ficará disponível por 7 dias na agência mais próxima.

Validade e 2ª via

  • A CIPTEA tem validade de 5 anos.

  • Para solicitar a segunda via, basta seguir o mesmo procedimento da primeira solicitação e anexar o boletim de ocorrência em caso de perda, furto ou roubo.

Como acompanhar a solicitação?

O acompanhamento pode ser feito pelo site oficial:
🔗 Acompanhar status da CIPTEA

Basta informar o CPF do usuário da carteira ou o número do protocolo.

Contatos úteis

Precisa de apoio?

Se você ou seu familiar tiveram dificuldades para obter ou utilizar a CIPTEA, entre em contato com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) da OAB/PE.

Estamos à disposição para garantir a efetivação dos direitos das pessoas com TEA.